Thursday, January 11, 2007

Beleza.

Ao longo dos tempos este conceito tem mudado de acordo com os padrões socioeconômicos e culturais, porém nunca deixou de ser sinônimo de riqueza e poder.

Estou nas últimas duas folhas do livro que me fez rever minha história e transformar meu conceito de futuro, "A ditadura da beleza e a revolução das mulheres" do psiquiatra e pesquisador da psicologia, Augusto Cury.

A idéia principal é trazer a tona todas as armadilhas modernas que aprisionam milhares de pessoas, sejam homens ou mulheres [estas últimas, compreendem a maioria] através de uma imagem distorcida da beleza padrão.
Com a fluidez do capitalismo, esperava-se deste século XXI a sociedade global mais feliz que já existiu, uma vez que as máquinas permitiriam que trabalhássemos menos, e com os modernos meios de telecomunicação e a indústria do entreterimento dedicássemos cada vez mais tempo ao nosso bem estar e prazer. Ao invés dessa cena, assitimos á uma epidemia multicultural, pois onde há acesso á informação, poder de consumo, há a ação devastadora da mídia e seus padrões inatingíveis.

O mais grave de todo o "fenômeno" é a ação cada vez mais latente nas crinaças e adolescentes, pois estes são os mais vulneráveis á ação da propaganda e suas imposições de padrões, porque ainda estão em formação suas opniões, conceitos e princípios. Portanto o número de jovens que sofrem de distúrbios alimentares e pscíquicos gerados pela opressão da imagem distorcida considerada ideal é alarmante!


Numa sociedade que envelhece cada vez mais, gerando uma terceira idade disposta a viver curtir sua vida, presenciamos á exclusão destes, uma vez que valorizamos o corpo magérrimo de adolescentes que nem completaram a puberdade; renegamos a sabedoria, a vivência, a beleza da maturidade em prol da idolatria de corpos "coisificados", sem idéias, que tudo vendem, desvalorizando o real e espontâneoe renegando o prazer ás pessoas.



A beleza tornou-se algema de uma sociedade que tem tudo.
Diante de uma mesa farta há pessoas que negam-se a se alimentar atemorizadas com a idéia de que se engordarem serão rejeitadas pela sua aparência.

Esta ditadura é legal, é a ditadura que aprisiona pessoas de várias religiões, opniões políticas, cores, corpos, etinias; pois massifica e oprime a variedade, a beleza única de cada ser humano.
É uma ditadura calada, que age a todo momento...e que nos aprisiona internamente.

Nos faz termer não sermos amados, mas fuzila nosso mais importante amante: Nós mesmos!



Lutemos todos os dias, pelo nosso amor, pela nossa beleza natural, sem maquiagens, sem limites, sem determinações!
A beleza de quem come, a beleza de quem dorme...a beleza de quem vive, e vive como quer e como se é!


Nunca se esqueça que você é uma pessoa maravilhosa que merece ser amada por você mesma!
Afinal de contas, toda revolução precisa de poetas!
Faça de você seu melhor verso!!



Um beijo para os mulatos, índios, ruivinhos, baixinhos, gordinhos, bundudinhos, de caracóis...olhos multicolores e alegria nos dentes!!

*namastê*
.:.

No comments: